Anúncio de Editorial.Destaque.Energia.Estilo de vida.Eventos em destaques da semana.Informativo de Serviço.Negócio em destaque.Tudo que destaque na Política.Tudo que Notícias do Mundo.Utilidade Pública.
Tendência

Semana Nacional alerta para o uso seguro da energia elétrica.

Voluntários da Copel vão às ruas para disseminar orientações em seis frentes: construção civil,área rural,poda de árvores,instalação de antenas,furto de energia e cuidado com as pipas.

Voluntários da Copel em todo o Paraná vão às ruas na próxima semana para disseminar orientações sobre o uso seguro da energia elétrica.

A XII Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica inicia na segunda-feira (05) e reúne ações de empresas de todo o país,sob a coordenação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Com o slogan “É aí que mora o perigo”,a campanha tem por objetivo prevenir no Brasil os acidentes com choque elétrico,atuando em seis frentes principais: construção civil,área rural,poda de árvores,instalação de antenas,furto de energia e cuidado com as pipas.

A seleção dos temas é guiada pela estatística dos acidentes mais frequentes em diferentes regiões do país.

REDUÇÃO DE CASOS – O amplo trabalho de conscientização tem mostrado bons resultados, traduzidos na queda do número de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia,nos últimos anos.

Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revelam que desde que começou a fazer a campanha,em 2006,houve uma queda anual de 16% nos acidentes,totalizando uma média de 838 acidentes por ano.

Neste mesmo período,a média anual de mortes totais também caiu 14%, totalizando 293 mortes/ano,isto representa que foram evitadas 47 mortes/ano.

No Paraná,foram registrados 41 acidentes com a rede elétrica em 2017.

Em 2018,até agora, foram 25 ocorrências,sendo sete na construção civil,cinco na área rural,três em serviços,e dois em podas de árvores.

LEVAR ORIENTAÇÃO – Para fazer com que a orientação chegue à comunidade,voluntários visitarão canteiros de obras,cooperativas,lojas de matérias de construção e maquinários agrícolas,escolas e locais públicos com grande circulação de pessoas.

A mensagem contida nas cartilhas e folhetos será reforçada também através de emissoras de rádio nas redes sociais.

Confira as principais dicas da campanha:

Construção ou Manutenção Predial – ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos,como barras de ferro e arames.

Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Áreas rurais – cuidado ao operar tratores e maquinários altos perto da rede elétrica ou próximo aos fios laterais que sustentam o poste.

As cercas devem ser aterradas e seccionadas; para eletrificação da cerca,é necessário utilizar aparelhos próprios para isto e sinalizar a cada 100 metros.

Antena de TV – ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica.

Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.

Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvores – nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço.

A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas – sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica.

Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.

Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Ligação Clandestina (Gato) – ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso.

Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Fonte:Notícias Aen.

Jornal Paraná Notícias.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar