Anúncio de Editorial.Paraná tudo que destaque.Que Notícias em Apucarana em destaque.Saúde em destaque.Tudo que destaque na Política.Utilidade Pública.
Tendência

Família Boca Aberta traz Um Milhão para cuidar da Saúde do Povo de Apucarana

Família Boca Aberta traz Um Milhão para cuidar da Saúde do Povo de Apucarana.

DINHEIRO NA CONTA:

O deputado federal Boca Aberta (PROS) garantiu o valor de de R$ 1.000.000,00 milhão no orçamento para atender as demandas do Hospital da Providência de Apucarana.

Já esta na conta desde o dia 05/05 do hospital da Providência de Apucarana, 1.000.000,00 (Um Milhão de Reais) dinheiro garantido por uma emenda parlamentar do deputado Boca Aberta.

O dinheiro vem em um dos momentos mais críticos da crise de Saúde Publica por conta do Covid19, o popular coronavírus , que esta trazendo graves consequências para todo o mundo.


O Deputado Boca Aberta é um deputado ativista na causa da saúde, famoso por realizar BLITZ na saúde, em Brasília esta atento em defesa de projetos bem como na destinação de emendas que beneficiem a saúde dos municípios.

Boca Aberta e o Hospital da Providência de Apucarana.

Deputado havia se comprometido no primeiro mês de mandato com a direção do Hospital.

HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA.

O histórico Hospital da Providênciade Apucarana:

Tudo começou em 1947 como uma instituição particular, o Hospital Santa Terezinha.

Este, em 1953, passou a ser administrado pela gestão municipal e intitulado Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Apucarana.

A chegada das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aconteceu em 1956 e marcou a administração do Hospital da Providência como é atualmente, com a primeira supervisora, Irmã Tereza Araújo.

As Irmãs também trabalhavam como enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e outras ocupações.

Mas somente em 1970, e a pedido do Bispo Dom Romeu Alberti, que a Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aceitou a missão de assumir o hospital que passava por grande dificuldade financeira na época.

Através de uma doação da gestão municipal, as Irmãs passaram a administrar a unidade e a denominou Hospital da Providência, seguindo uma sugestão feita por Dom Romeu.

Confiante, em correspondência, a Irmã Nelly Bezerra de Menezes afirmou “agora nos resta confiar na Providência Divina que jamais falta, quando se trata de fazer algo pelos pobres”.

A primeira diretora geral, após a Província assumir a administração, foi Irmã Cecília Mozer, que atualmente vive em Araucária.

Sua gestão foi entre 1970 e 1974, quando foi iniciada a primeira etapa do projeto de construção do Hospital da Providência.

Em janeiro de 1975 estavam concluídas: lavanderia, cozinha, farmácia, central de material, centro obstétrico e duas unidades de internação.

Nesse período, devido à falta de recursos financeiros as obras foram paralisadas.

Em 1975 assumiu a direção a Irmã Terezinha Tokaski que investiu em organização e planejamento dos serviços.

Em sua gestão foram desenvolvidos alguns novos setores, como nutrição, serviço de prontuário do paciente e contabilidade.

Durante esse período foram aprimorados os instrumentais, materiais e equipamentos.

Irmã Izilia Folador, em sua gestão nos anos de 1980 a 1990, marcou a trajetória do “Providência” com a retomada de obras de expansão, reformas de setores e modernização.

Ela inaugurou em 1987 um novo prédio, na esquina da rua Nagib Daher com a Rio Branco.

As obras incluíram um novo pronto socorro com portaria independente, melhores instalações da Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico. Na ocasião também foi inaugurada a capela do Hospital da Providência.

Aprimoramento dos Serviços A UTI, reinaugurada em 1999, foi projetada com recursos arquitetônicos que proporcionam maior conforto ambiente, como iluminação natural.

Em 2006 com o encerramento das atividades do antigo Hospital Santa Helena o “Providência”, a pedido da gestão municipal, deu sequência ao serviço hospitalar materno-infantil e criou o Hospital da Providência Materno Infantil para atendimento pediátrico e obstétrico.

Em 2007 foi iniciado os serviços do Centro de Oncologia com atendimento ambulatorial em especialidades, cirurgias, infusão de tratamento de combate ao câncer, além de assistência multidisciplinar com profissionais de nutrição, psicologia e outros.

Em 2014 o Hospital da Providência iniciou o Programa de Residência Médica que atualmente oferta quatro especialidades para profissionais já graduados em medicina.

Em 2016 foi anunciado o projeto de construção da nova maternidade para abrigar o atendimento prestado pelo Hospital Materno Infantil no mesmo prédio do “Providência” e a Secretaria de Estado de Saúde anunciou investimento para custear a obra.

Atualmente o Hospital da Providência é referência em toda região que abrange o Vale do Ivaí, atende cerca de 300 mil habitantes e oferta serviços em mais de 20 especialidades.

Para a diretora geral, Irmã Geovana Aparecida Ramos, o Hospital da Providência chega aos 70 anos com muitos desafios e responsabilidades.

“Está sendo planejada a construção de um novo prédio para prestar atendimento materno–infantil com o apoio da comunidade e esfera pública. Para somar a mudança estrutural também estamos consolidando um novo formato de gestão onde indicadores estratégicos são monitorados diariamente e planos de ação são desenvolvidos com vistas em obter certificado de qualidade e oferecer maior segurança aos pacientes”, explica.

Certificado de Qualidade.

A acreditação e certificação de qualidade, além de fortalecer uma gestão organizada e sólida, asseguram ao paciente que o serviço ou sistema de saúde utiliza práticas seguras de atendimento.

O Hospital da Providência está aderindo a um modelo que é recomendado pela Organização Nacional de Acreditação com a finalidade de obter certificado de qualidade em nível I.

Para isso foram estabelecidas equipes de melhoria de desempenho com integrantes de diversos setores e através delas estão sendo implantados protocolos, planos de ação e painéis de controle de indicadores estratégicos que contemplam diversos setores do Hospital.

Adequar toda a Organização às exigências é um desafio que toda a equipe do Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil está disposta a conquistar.

Fonte: Deputado Federal Boca Aberta.

#JornalParanaNoticias

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar